As cabines primárias funcionam como entradas de energia ligadas às redes de distribuição de média e alta tensão energética.

No geral, as cabines primárias são destinadas às indústrias, condomínios, prédios comerciais e outros estabelecimentos cuja capacidade de energia gerada precisa ser superior a 75KVA.

Para não causar danos aos moradores ou funcionários do local, é papel da cabine primária distribuir adequadamente a energia, possibilitando o uso de tensão comum.

 

POR QUE FAZER MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM CABINES PRIMÁRIAS?

Com o tempo, as cabines primárias podem sofrer pequenos desgastes que reduzem a capacidade de produção energética do estabelecimento, sendo necessária a revisão e limpeza periódica para não afetar seu desempenho.

Além disso, é preciso validar se o sistema possui possíveis falhas devido a situações externas, como presença de choques ou descargas elétricas.

 

GARANTIA DE SEGURANÇA PARA TODOS:

Outra grande razão para realizar a manutenção preventiva, se não um dos principais motivos, é que essa ação ajuda a evitar acidentes, seja com moradores, funcionários ou vizinhos próximos ao local. 

Por se tratar de um sistema de alta tensão, é importante certificar-se de que o local seja adequado e que não ofereça riscos ao público ou que ofereça grandes prejuízos patrimoniais aos envolvidos.

Uma das formas de promover essa segurança é realizando também a medição de aterramentos, garantindo que todo o sistema instalado esteja dentro das normas de segurança exigidas pela ABNT NBR 15749.